Carne de frango: tendência dos embarques mensais em 2019

Não custa esclarecer – sobretudo para os mais preocupados com o baixo volume de carne de frango que deve ser exportado neste mês – que em janeiro ocorrem, normalmente, um dos menores embarques de cada exercício

Aliás, levantada a média mensal dos últimos 19 anos, o menor volume recai exatamente sobre janeiro: 7,22% do total anual. Na sequência vem fevereiro, com 7,42%.

Além desses dois meses, abaixo dos 8% só o mês de abril. Ou seja: em nove dos doze meses do ano os embarques mensais variam de um mínimo de 8,11% a um máximo de 9,27% do total anual.

Isso posto, o AviSite desenvolveu, abaixo, uma simulação do possível comportamento das exportações de carne de frango do corrente exercício, aceito (antecipadamente) que o volume de janeiro corrente fique próximo das 264 mil toneladas e que corresponda a 7,22% do total a ser alcançado em 2019 – média dos últimos 19 anos.

Se isso se concretizar, o total anual – considerado apenas o produto in natura – será superior a 3,650 milhões de toneladas.Resta acompanhar os embarques mensais e avaliar até que ponto acompanham a média levantada.

Fotos