Ministra confirma abertura da Índia à carne de frango brasileira
  • Fonte: https://avicultura.info/pt-br/india-carne-de-frango-brasileira/?fbclid=IwAR1l6nCV-6QOUhqBqk-8X0rAWtiTNFen7O_29QyV1deH0NZL841nCJvkj6I#shared
  • 30/04/2019
  • SulBrasil

A abertura da Índia à carne de frango brasileira foi confirmada, na manhã desta segunda-feira (29/4), pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

No meio da semana passada, a Seara Alimentos divulgou nota informando que havia recebido autorização do governo da Índia para exportar produtos de frango a partir do Brasil.

“A Índia acaba de abrir seus mercados para o frango brasileiro, um mercado que ainda não havíamos acessado”, informou a Ministra durante a abertura da Agrishow 2019, em Ribeirão Preto (SP).

Ao Broadcast Agro, a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) informou que a abertura do mercado da Índia para a carne de frango do Brasil já era esperada.

 

As certificações sanitárias estavam prontas, mas a efetivação de vendas ainda não tinha ocorrido, explicou a entidade por meio de sua assessoria. Sobre as vendas ao país, a Associação informou que será aplicada tarifa de 30%, mesmo porcentual adotado pelo Egito nos embarques de frango inteiro.

 

De acordo com a ABPA, até então, as tarifas de importação inviabilizavam as exportações. A projeção sobre o potencial de embarque que o mercado indiano representa para o frango do Brasil ainda não foi calculada.

 

Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) mostram que, em 2018, o consumo per capita de frango na Índia estava em 2,18 quilos por ano. Em 2019, a perspectiva é de que o consumo suba para 2,23 quilos per capta ao ano.

 

Em nota, a Seara informa que a primeira carga de frango brasileiro será enviada nas próximas semanas, devendo chegar ao porto de Jawaharlal Nehru, em Maharashtra. A distribuição no mercado indiano, segundo informação da empresa, será feita por empresa local.

 

A ministra Tereza Cristina lembrou a importância da viagem internacional que fará para a ampliação e a abertura de mercados a produtos do agronegócio brasileiro. “Semana que vem iniciarei uma grande viagem pela Ásia, levando nosso produtor, nossas indústrias para abrir novos mercados”, afirmou.

Fotos